domingo, 10 de outubro de 2010

RELATÓRIO SEMANAL DE ATIVIDADES
CEFESTA - 29/09/10 - SEMANA N° 2

1. AÇÕES PREVISTAS PARA A SEMANA

Vir com mais informações, idéias e materiais opcionais para abrir o leque de possibilidades na execução do projeto. Estudar um material para fazer os furos na lata de coca-cola por onde saírão os fios de açúcar.

2. AÇÕES REALIZADAS NA SEMANA
O Cristiano trouxe novas idéias para o resistor em que fixamos uma base no motor com um furo central para a passagem do eixo. A resistência virá nessa base e logo acima a lata com o açucar fixada no eixo. O calor ascende e funde o alimento enquanto o eixo gira a lata em velocidade suficiente para que saia os furos.
A base sugerida é uma lata estreita (de patilhas Vick) já trazida pelo integrante do Grupo. Com auxilio da equipe de aeromodelos do cefet, fizemos o furo central na referida base e fixamos na lateral do motor.
Nossa colega de sala que ofereceu para lixar a lata de coca-cola nos trouxe esta e novamente com auxilio da equipe de aeromodelo do CEFET, fizemos os microfuros nesta lata com uma broca de dentista.
Além disso com as orientações do engenheiro mecanico referido no relatório anterior concluimos que o resistor ideal é um de 220 V mas que iremos ligar à tomada de 127 V.

3. PENDÊNCIAS PRINCIPAIS
Obter o resistor e um extensor do eixo do motor.

4. DIFICULDADES PRINCIPAIS
Obter um extensor firme para p eixo do motor

5. MATERIAIS PRÁTICOS A PROVIDENCIAR
Resistor, material vedativo e isolante térmico (pensou-se em vidro)

6. MATERIAIS TEÓRICOS A PROVIDENCIAR

7. CONTATOS A REALIZAR
Profissionais na área termo-elétrica para fornecimento de materiais

8. IDÉIAS A EXPLORAR
Necessidade de um isolante térmico, compatibilidade fisica dos materiais.

9. ENCAMINHAMENTOS PARA A SEMANA SEGUINTE
Trazer um resistor e verificar a adequação de vidro como isolante no nosso circuito.

10. ENCAMINHAMENTOS PARA AS SEMANAS POSTERIORES
Montagem do aparelho e teste empírico da máquina. Além disso devemos escolher uma base para fizar o motor e recolher os fios do algodão doce.

11. ANÁLISE DO CUMPRIMENTO DO CRONOGRAMA
Já avançamos na confecção do projeto mas ainda não há certeza teórica em todos os pontos.

12. AVALIAÇÃO DO ANDAMENTO DO PROJETO
Estamos avançando nas ideias e preparação do projeto.

13. OBSERVAÇÕES E COMENTÁRIOS GERAIS
o grupo todo está participando e contribuindo com pesquisa, idéias e oferta de materiais.

Relatório Semanal 22/09 - Semana nº1

RELATÓRIO SEMANAL DE ATIVIDADES
CEFESTA - 22/09/10 - SEMANA N° 1

1. AÇÕES PREVISTAS PARA A SEMANA

Compra um motor para a máquina de algodão doce e a partir dele, dimensionar os outros materiais

2. AÇÕES REALIZADAS NA SEMANA
O Motor foi comprado pela Isadora, o custo divido entre integrantes e começou-se a discutir métodos de aquececer o açucar, e girar o recipiente instantaneamente.

3. PENDÊNCIAS PRINCIPAIS
Obtenção de um resistor ideal ao equipamento e extensor do eixo do motor.

4. DIFICULDADES PRINCIPAIS
Pensar na disposiçao dos materiais elétricos e térmicos da máquina de maneira eficiente

5. MATERIAIS PRÁTICOS A PROVIDENCIAR
Resistor, material vedativo e isolante térmico

6. MATERIAIS TEÓRICOS A PROVIDENCIAR

7. CONTATOS A REALIZAR
Engenheiro mecânico (conhecido de um dos integrantes para orientação), profissionais na área termo-elétrica para sugestão de materiais, colega de sala que ofereceu um jato de areia na lata de coca-cola que será o recepiente onde o açucar irá derreter e girar.

8. IDÉIAS A EXPLORAR
Necessidade de um isolante térmico, capacidade térmica necessária do resistor, compatibilidade fisica dos materiais.

9. ENCAMINHAMENTOS PARA A SEMANA SEGUINTE
Vir com mais informações, idéias e materiais opcionais para abrir o leque de possibilidades na execução do projeto. Estudar um material para fazer os furos na lata de coca-cola por onde saírão os fios de açúcar.

10. ENCAMINHAMENTOS PARA AS SEMANAS POSTERIORES
Montagem do aparelho e teste empírico da máquina. Além disso devemos escolher uma base para fizar o motor e recolher os fios do algodão doce.

11. ANÁLISE DO CUMPRIMENTO DO CRONOGRAMA
Para um primeiro momento estatamos dentro do prazo, na análise dos materiais e estudo de preparação do projeto.

12. AVALIAÇÃO DO ANDAMENTO DO PROJETO
Estamos avançando nas ideias e preparação do projeto.

13. OBSERVAÇÕES E COMENTÁRIOS GERAIS
o grupo todo está participando e contribuindo com pesquisa, idéias e oferta de materiais.

sábado, 25 de setembro de 2010

Orçamento Previsto

Não sabemos exatamente o gasto ao longo das operações mas podemos estimar alguns mamteriais que iremos precisar:

MÁQUINA DE ALGODÃO DOCE
Item                             Quantidade                                  Custo
Motor pequeno                   1                                        R$30,00
Latinha de Skol                   1                                        R$2,00
Latinha de Coca-Cola         1                                        R$1,00
Plug de Tomada                  1                                        R$1,50
Fio NíCromo                     10m                                     R$2,50

EXPERIMENTO DA SALSICHA
Item                             Quantidade                                  Custo
Boquilha                             1                                          R$1,30
Garfo                                  1                                          RS2,00
Lampada 60W                   1                                          R$2,02

JOGO DE ESPELHOS
Sem previsões por enquanto

Máquina de Algodão Doce - Memória de Cálculo

Para se ter uma otimização de gastos e resultados esperados na confecção da Máquina de Algodão Doce, foi necessário um cálculo aproximado da quantidade de energia necessária para fundir o algodão e as dimensões e material que usaríamos para fazer a resistência da máquina afim de chegar na temperatura ideal.
Os cálculos que fizemos seguem abaixo:

Dados:
- Ponto de fusão do açucar: aproximadamente 150ºC
- Calor específico do açúcar: 1344,5 Joules/Kg
- Densidade do açúcar: 16g/cm³
- Resistividade fio de Níquel-Cromo: 1,1 Ohm.mm²/m
- Massa de açúcar para derreter: 10g
Q = Energia                                                                
M = Massa
Cp = Calor específico
T = Temperatura    To = Temperatura incial
P = Potência
t = tempo
R = Resistência
U = Energia fornecida
p = Resistividade
L = Comprimento
A = Área de seção

Quantidade de Calor necessária para atingir o ponto de fusão:
Q = M.Cp. (T- To)
Q = 10g . 1344,5 joules/kg . (165ºC - 25ºC)
Q = 1882,30J

Potência necessária para alcançar essa energia em 20s:
P = Q/t
P = 1882,30J/20s
P =  94,115W

Resistência necessária para alcançar essa potência ligada na tomada de 127V:
R = U²/P
R = 127V²/94,115W
R = 171,38 Ohm

Comprimento necessário para se fazer a resistência com um fio de Níquel-Cromo, com uma diâmetro de seção de 0,2mm:

(Área da seção
A = 3,14 * 0,1mm²
A = 0,03mm²)

R = p . L/A
L = (171,38Ohm . 0,03mm²)/(1,1Ohm.mm²/m)
L = 4,7m

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Brilhante idéia para a máquina de algodão doce

Secador de Cabelo: Aquece e gira!!!
O secador possui resistor que aquece o ar e motor que gira no seu interior, dois elementos que precisamos para a máquina.
Pesquisamos sobre o funcionamento do mesmo e achamos esse site que explicita com detalhes o interior de um secador:
http://casa.hsw.uol.com.br/como-consertar-eletrodomesticos9.htm

BRAINSTORM

-Como é o Resistor da Máquina de Algodão Doce real?
-Qual a Temperatura de fusão do açúcar?
-Como isolar o motor?
-Compraremos um motor e uma resistência prontos?
-Qual o ponto de fusão da lata?
-Que lata usar para colocar o açucar? Massa de Tomate? Lata de Refrigerante pequena?
-Qual o tamanho da máquina que fazemos?
-Qual a potência necessária de motor? E de resistência?
-Como fazer o furo nas latas para sair o fio de açucar?
-Como envolver o experimento? Bacia? Estrutura de arame?
-Como ligar e desligar a máquina?

-O que precisamos para o circuito da salsicha?
-qual a sua complexidade?
-Como calcular a resistência da salsicha? É constante?

- Podemos fazer um Jogo de Espelhos como a Mulher que se transforma em Macaco (filme Lisbela e o Prisioneiro)
- E aquela estrutura que dá ilusão de maior proximidade do objeto?
- O podemos fazer para encaixar em um contexto didático?

-Balão de Hélio pode ser interessante para a didática?
-O que pode se dizer sobre efeito da voz fina que ele causa e sua levitação?

- Será possível construir tambem aquelas marretas de circo que medem a força?
-Qual é a sua mecânica? Envolve hidráulica?
- Pode ser fita em miniatura?

-Qual o público desse material educativo? Onde podemos apresentá-lo?
-O nome da equipe? Um jogo de palavras como CEFESTA seria interessante?
-Tem projetos parecido? Onde estão?

-Por qual experimento começaremos?
-Qual material cada um pode disponibilizar?
-Qual deve dar mais trabalho?
- Qual será o cargo-chefe do grupo?

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Relatório

Situação problema (por quê?)

Uma curiosidade trazida desde a infância foi a razão da constituição do grupo. Todos os membros sempre tiveram a vontade de saber como é o funcionamento de uma máquina de algodão-doce e se é possível construir uma.
Dessa forma surgiu a ideia de remontar o tempo da infância aliando a física à diversão com o intuito didático de despertar a curiosidade de alunos do ensino fundamental e médio com uma maneira alternativa de ensino.Pensou-se então, em construir não só a máquina de algodão-doce, mas vários artigos que remetem a eventos infantis aliados a um contexto educativo.
Desse modo, surgiu a idéia de se fazer uma experiência tambem com a salsicha dos cachorros quentes, que é outro alimento típico das festas infantis, utilizando-a como um resistor em um pequeno circuito elétrico.Por último pensou-se em outras demonstrações interativas como um jogo esquemático de espelho e as ilusões de ótica que eles podem proporcionar.




Objetivos

Geral - Alternativas e soluções próprias para a construção de máquinas alimentícias e de entretenimento, aliado, quando possível, a uma exposição didática, envolvendo no projeto diversão e conhecimento, possibilitando o uso do resultado do projeto nas escolas.

Específico -
Apresentar as reações físico-quimicas no processo de fusão do açúcar assim como suas propridades moleculares com a máquina de Algodão-Doce.
Demonstrar o mecanismo de um circuito elétrico simples e apresentar as propriedades resistivas da salsicha.
Explicar conceitos básicos da física óptica com uma estrutura esquemática de jogo de espelhos.
Descobrir métodos simples e econômicos de reprodução de tecnologias já existentes.


Metodologia(como?)
Partindo da análise das tecnologias comuns, busca-se formas alternativas da reprodução das mesmas. Após os estudos quantitativos e qualitativos dos materiais requeridos para a produção dos experimentos o objetivo será adquiri-los da forma mais econômica e eficaz possível. Mesmo com os estudos matemáticos em mãos, será adotada a metodologia da tentativa e erro para chegar aos resultados esperados. Como consideramos a máquina de algodão doce o produto mais trabalhoso e complexo, iniciaremos a prática com a produção deste deixando os outras idéias como complemento desta principal.