segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Relatório

Situação problema (por quê?)

Uma curiosidade trazida desde a infância foi a razão da constituição do grupo. Todos os membros sempre tiveram a vontade de saber como é o funcionamento de uma máquina de algodão-doce e se é possível construir uma.
Dessa forma surgiu a ideia de remontar o tempo da infância aliando a física à diversão com o intuito didático de despertar a curiosidade de alunos do ensino fundamental e médio com uma maneira alternativa de ensino.Pensou-se então, em construir não só a máquina de algodão-doce, mas vários artigos que remetem a eventos infantis aliados a um contexto educativo.
Desse modo, surgiu a idéia de se fazer uma experiência tambem com a salsicha dos cachorros quentes, que é outro alimento típico das festas infantis, utilizando-a como um resistor em um pequeno circuito elétrico.Por último pensou-se em outras demonstrações interativas como um jogo esquemático de espelho e as ilusões de ótica que eles podem proporcionar.




Objetivos

Geral - Alternativas e soluções próprias para a construção de máquinas alimentícias e de entretenimento, aliado, quando possível, a uma exposição didática, envolvendo no projeto diversão e conhecimento, possibilitando o uso do resultado do projeto nas escolas.

Específico -
Apresentar as reações físico-quimicas no processo de fusão do açúcar assim como suas propridades moleculares com a máquina de Algodão-Doce.
Demonstrar o mecanismo de um circuito elétrico simples e apresentar as propriedades resistivas da salsicha.
Explicar conceitos básicos da física óptica com uma estrutura esquemática de jogo de espelhos.
Descobrir métodos simples e econômicos de reprodução de tecnologias já existentes.


Metodologia(como?)
Partindo da análise das tecnologias comuns, busca-se formas alternativas da reprodução das mesmas. Após os estudos quantitativos e qualitativos dos materiais requeridos para a produção dos experimentos o objetivo será adquiri-los da forma mais econômica e eficaz possível. Mesmo com os estudos matemáticos em mãos, será adotada a metodologia da tentativa e erro para chegar aos resultados esperados. Como consideramos a máquina de algodão doce o produto mais trabalhoso e complexo, iniciaremos a prática com a produção deste deixando os outras idéias como complemento desta principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário